A família Toniolo, originária de Vicenza, Itália, é marcada pelas suas origens humildes.
Em 1850, viviam na pequena cidade de Marostica, na província de Vicenza. Naquela época, a Itália atravessava um de seus períodos críticos. A luta pela unificação, a revolução industrial e a elevada densidade demográfica, transformaram o país numa legião de miséria e desemprego. A saída encontrada pelo Governo, foi a emigração.
Milhares e milhares de italianos foram assim espalhados em diversos países, dentre os quais o Brasil, que na época precisava de mão-de-obra barata nos cafezais paulistas e também para povoar o sul do país, ameaçado constantemente de invasões por países latinos.
Viagens intermináveis em navios precários, trouxeram “para, La Mérica - 0 continente dos sonhos e da esperança”, inúmeras famílias italianas, que deixaram para trás a sua pátria. Com poucos recursos financeiros e alimentação escassa, muitos desses migrantes, sequer chegaram a aportar, morreram em alto mar.
Os irmãos Orestes e Isidoro Toniolo, iniciaram as atividade da transportadora, inicialmente realizando o transporte entre Linha Eulália, município de Bento Gonçalves, RS, e a capital, utilizando-se de um automóvel Ford super luxe, modelo 1947, com capacidade para cinco passageiros. As partidas de Bento Gonçalves eram num dia e o retorno da capital no dia seguinte, face ao tempo despendido para o deslocamento.
Já no ano seguinte, adquiriam seu primeiro ônibus, um Ford Jardineira, ano 1947, com capacidade para o transporte de 25 passageiros. 0 sonho se tornava realidade. A empresa, de forma lenta mas sólida, dizia porque tinha surgido.
No dia a dia, a dificuldades eram uma constante, mas a vontade de vencer, fazia com que unissem força para transpor os obstáculos.
FALTA ESTE TEXTO PARA O ANO DE 52 E FOTO ABAIXO, a dificuldades eram uma constante, mas a vontade de vencer, fazia com que unissem força para transpor os obstáculos.
Em 1958, realizou-se a incorporação da Empresa Vera Prata, detentora da concessão de Nova Prata à Porto Alegre.
Em 1960, foi incorporado o Expresso Farroupilha, detentor da concessão Farroupilha - Alto Feliz Porto Alegre.
Em 1974, foi incorporada a empresa Benazzi, concessionário da linha Nova Prata - Vista Alegre - Guaporé.
Em 1975, da empresa Leal, foi incorporada a concessão de Nova Prata - Nova Bassano - Serafina Corrêa. Neste mesmo ano de 1975, da empresa Paraiense, foram incorporadas as linhas de Nova Prata à Nova Araçá e ao Parai.
Em 1977, da Viação e Turismo Panizzi foi incorporada as linhas de Bento Gonçalves para Guaporé e Serafina Corrêa.
Em 1983, da empresa Passolini, foi incorporada as linhas de Nova Prata, para Guabijú, São Jorge, Ibiraiaras e Lagoa Vermelha.
Em 1984, da empresa Faria Lemos, foram incorporados serviços urbanos e interdistritais de Bento Gonçalves.
Em 1992, da empresa Auto Viação Guaporé, foram incorporados as primeiras linhas que possibilitaram o atendimento do Vale do Taquari, interligando Guaporé - Dois Lajeados - Vespasiano Corrêa - Muçum - Encantado - Arroio do Meio - Lajeado e Estrela. Nesse mesmo ano, foram iniciados os serviços executivos interligando Bento Gonçalves e Porto Alegre.
Em 1997, da empresa Unesul, incorporaram as linhas do complexo Garibaldi, e passamos a atender os mercados de Garibaldi, Carlos Barbosa, São Vendelino, Bom Princípio, Barão, Salvador do Sul, Barão, Tupandi, Harmonia para a região metropolitana de Porto Alegre.
Em 2003, passamos a atender o eixo Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, para o vale do Taquari em direção a Montenegro, São Leopoldo e área metropolitana de Porto Alegre. Em 2004, foi incorporado a esse mercado o município de Serafina Corrêa.
Em 2016, passamos a atender o eixo Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, para o vale do Taquari em direção a Montenegro, São Leopoldo e área metropolitana de Porto Alegre. Em 2004, foi incorporado a esse mercado o município de Serafina Corrêa.